Dicas de Saúde

13 Out 2020

Você sabia que é importante deixar de remolho as leguminosas?

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 O feijão é rico em rafinose, um tipo de carboidrato que nosso corpo não consegue digerir, pois somos deficientes da enzima alfa galactosidase que é responsável por digerir a rafinose, ou seja, não conseguimos digerir esse componente com eficiência. Quando esses carboidratos caem no intestino são fermentados e a produção de gases aumenta e muito. Muitas pessoas deixam de consumir pelo desconforto e muitas vezes dores abdominais.

Mas e aí? Não comer feijão?

Para reduzir o desconforto o ideal é deixar o feijão de molho pelo menos 12 hs, trocar pelo menos 3x a água antes do cozimento. Outra dica é espremer meio limão ou adicionar vinagre na água que o feijão ficará de molho. Usar temperos como orégano, funcho, louro e cominho também ajudam a reduzir o desconforto após o consumo de feijão.

Lembrando que essa técnica serve para outras leguminosas, como a lentilha e o grão de bico. Esses grãos também possuem componentes antinutricionais como fitatos, taninos e oxalatos, que além de impedirem a absorção de outros nutrientes, podem causar desconforto intestinal.

 

 

Texto:

Laura Casteller Pescador

Nutricionista

CRN 10 2326

#nutrilaurapescador

 

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