Você sabia que as escolhas alimentares das crianças são baseadas nas escolhas de seus pais? Sim! Se os adultos têm hábitos de consumir alimentos industrializados, não adianta quererem que a criança goste de alimentos naturais, como as frutas e verduras. A mudança deve começar sempre pelos adultos, e o exemplo e o diálogo são pontos chaves para se ter sucesso em qualquer mudança.
Estar atento ao peso de seu filho e acompanhar a alimentação diária são os primeiros passos para se ter saúde. Evitar exageros na alimentação e favorecer as escolhas saudáveis é essencial para se crescer com hábitos alimentares saudáveis. É importantíssimo despertar na criança não somente o prazer de se alimentar, mas a consciência dos benefícios, presentes e futuros, que uma alimentação benéfica pode lhe proporcionar. Explicar para criança desde pequena, com palavras simples, sem cobrar ou obrigar, a importância de consumir alimentos saudáveis é fundamental. Estimular a prática de atividades físicas, sempre deixando para criança essa responsabilidade, contribui com que ela goste e escolha o exercício de sua preferência.
Em datas comemorativas normalmente os cardápios são os mais industrializados imagináveis, compostos com muito açúcar, coberturas, alimentos gordurosos, refrigerantes e sucos artificiais. Mas é possível sim ter opções saudáveis. Escolha as receitas que seu filho mais gosta e adapte-as. Utilize menos açúcar, menos gorduras, adicione algum tipo de farinha integral ou mesmo substitua recheios por versões mais saudáveis. Conte com ajuda do nutricionista para auxiliar nesse processo e também na adaptação de receitas.
Uma alimentação correta, mantida durante toda a vida, colabora na prevenção de doenças e a promoção de saúde. Por isso é fundamental oferecer a criança um cardápio saudável e variado.
Para todas as crianças, um feliz dia das crianças com muita saúde e qualidade de vida!
Texto:
Laura Casteller Pescador
Nutricionista
CRN 10 2326
#nutrilaurapescador
Aceitamos