Dicas de Saúde

02 Jun 2020

Pinhão:a paixão do inverno

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 Pinhão, paixão do inverno. 

 
Cozido, assado ou simplesmente usado como ingrediente em pratos típicos, o pinhão tem presença marcante na culinária da região Sul do Brasil.  Extremamente nutritivo o pinhão é um alimento que fornece muita energia, além de ser rico em fibras, contribuindo com a  saciedade e auxiliando no funcionamento do intestino. Em 100g de pinhão cozido temos 5g de fibras e uma média de 170kcal. 
O pinhão também possui  vários minerais, como cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e sódio. São encontrados também ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9). Estes contribuem para a redução do colesterol no sangue. O pinhão possuí luteína, importante antioxidante que auxilia na saúde dos olhos, melhorando a qualidade da visão. 
Dicas: O entrevero que é um dos pratos típicos que leva pinhão como ingrediente e este pode ser feio de modo mais saudável, com carnes brancas, legumes, pinhão e azeite de oliva. A farofa tradicional também na região sul, pode ser preparada com farinhas integrais como farelo de aveia, farinha de mandioca e o pinhão.
 
Laura Casteller Pescador
Nutricionista 
CRN 10 2326
#nutrilaurapescador
 
 
 
          
 

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